CURIOSIDADES

CURIOSIDADES SOBRE A LINGUA GESTUAL PORTUGUESA

Establish a striking online presence, a better visual identity, or elevate your brand through social media marketing.

Não existem linguagens gestuais, mas sim línguas gestuais. Uma língua é um sistema de signos, arbitrário e convencional, neste caso veículo de expressão da comunidade surda e com gramática, estrutura e dinâmica próprias. 

Cada país tem a sua língua gestual que surge da comunidade e altera com o tempo. Há em todo o mundo diversas línguas gestuais mas nenhuma delas nasce da língua oral do seu país, mas sim da história da comunidade surda que a utiliza. 

A LGP não deriva do português (idioma oral), mas da Língua Gestual Sueca. Isto porque o rei D. João VI chamou a Portugal Per Aron Borg que tinha fundado no seu país um instituto para a educação de surdos. Em 1823 foi criada a primeira escola para surdos em Portugal. 

É ainda um erro comum chamar-se surdo-mudo a um surdo. Uma pessoa surda apresenta uma perda auditiva, mas tem cordas vocais.

Cada palavra tem um gesto próprio, mas também se utilizam as letras para comunicar. 

Claro que sim! A forma de comunicar é que se torna diferente. 

Não. Em Portugal, como noutros países, nota-se ainda a existência de diversos regionalismos. 

As pessoas surdas não podem mudar a sua condição, mas é possível aprender Língua Gestual. Em alternativa, a comunicação pode ser feita através de gestos, escrita ou mímica. O importante é não ignorar quem quer comunicar connosco!

É importante saber Língua Gestual para comunicar com surdos, mas também para poder comunicar com outras pessoas com dificuldades de comunicação.  


CALENDARIZAÇÃO

DATAS COMEMORATIVAS

22 de janeiro – Dia do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

07 de março – Dia do Docente de Língua Gestual Portuguesa

23 de abril – Dia Nacional da Educação de Surdos

20 de julho – Aniversário da Comissão Nacional de Juventude Surda

20 de setembro – Dia do Reconhecimento Constitucional da LGP

23 de setembro – Dia Internacional das Línguas Gestuais

24 de setembro – Dia Nacional do Surdo

Último domingo de setembro – Dia Mundial do Surdo

08 de outubro – Aniversário da Comissão para a Defesa da Língua Gestual Portuguesa

15 de novembro – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


SABIAS QUE:

O mês de setembro é considerado o mês azul para a Comunidade Surda, uma vez que concentra datas importantes para a mesma. É uma semana que procura consciencializar para a sua História, para a sua História, para a sua Língua, para a sua Cultura e também para a Educação dos Surdos. 

  • O motivo da cor azul deve-se à opressão que os Surdos viveram no período da Segunda Guerra Mundial, por parte do regime nazista. As pessoas Surdas eram identificadas com uma faixa azul no braço, a qual eram obrigadas a usar, por serem qualificadas como “raças inferiores”. Depois da guerra, essa cor tornou-se simbólica do sofrimento passado e foi atribuído um novo significado a esta cor, como sendo motivo do orgulho da identidade surda. Em 1999, no XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, na Austrália, o Dr. Paddy Ladd (surdo) propôs o uso de uma fita azul como símbolo do movimento surdo, tendo assim permanecido até ao momento.